VLI conquista Prêmio Valor Inovação Brasil 2020

Empresa venceu a categoria “Transportes e Logística”

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, acaba de conquistar o Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, na categoria “Transportes e Logística”. A cerimônia de entrega do prêmio, que chega à sua 6ª edição neste ano, foi realizada na noite desta quinta-feira (17), de forma on-line, e contou com a participação do Diretor Executivo de Transformação da VLI, Marcus Penteado, representando a companhia. O Prêmio Valor Inovação Brasil, realizado pelo jornal Valor Econômico e pela Strategy& – consultoria estratégica da PwC –, é uma das mais relevantes pesquisas de inovação do país.

Com o tema “Competências do Futuro”, a edição deste ano da pesquisa avaliou práticas de empresas que atuam no Brasil em 23 atividades econômicas diferentes. A elaboração do levantamento se baseou em cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.

Na edição anterior do prêmio, em 2019, a VLI alcançou a 3ª colocação da mesma categoria. “Esse resultado mostra que evoluímos e seguimos no caminho certo, pois acreditamos que a inovação é uma das premissas para transformar a logística do país. A jornada tem sido muito relevante para mudar nosso mindset. Estarmos mais abertos ao erro, a descoberta, ao aprendizado. Essa é uma etapa fundamental para empreender e gerar valor”, celebra Marcus Penteado, Diretor Executivo de Transformação da VLI.

A VLI desenvolveu e priorizou mais de 70 iniciativas digitais de médio e grande porte neste ano, em conformidade com o posicionamento e as jornadas estratégicas da empresa. E essas iniciativas estão alinhadas a três direcionadores estratégicos principais: mudar mindset fortalecendo uma cultura ágil centrada no cliente, transformar o core business para gerar eficiência e desenvolver potenciais alavancas de valor decorrentes de novos negócios. Nos últimos meses, a companhia também intensificou suas atenções para processos e medidas que promovam a saúde e segurança dos empregados em razão da pandemia. Há um “novo normal” e a VLI está atenta às novas formas de trabalho e de relacionamento com os diversos públicos.