Visão de futuro: Como a VLI vai chegar lá!

O FORESIGHT está ajudando a VLI a olhar para o futuro e antecipar cenários para garantir a sustentabilidade dos negócios a curto, médio e a longo prazo. É um trabalho estratégico de construção da Visão de Futuro. Iniciado em 2019, foi construído de forma colaborativa, influenciado pela nossa visão estratégica e liderado pelo time do INOVA VLI.

O que é Foresight?

A metodologia de Foresight é algo novo, que vem sendo empregado em grandes empresas. Se trata de um processo sistemático para visualizar as possibilidades do futuro a longo prazo, identificando tendências emergentes e áreas de pesquisa da ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade que impactam a economia e o modo de viver do planeta.

Essa metodologia ajuda empresas a olharem de forma disciplinada para tempos de futuro de curto, médio e longo prazo. Além disso, ajuda a construírem na prática estratégias que unem Planejamento e Prospectiva para que a rota de futuros do negócio seja robusta e contemple futuros prováveis e não previsíveis e torne o ambiente capaz de responder rapidamente ao mercado em mutação.

As metodologias trazem vantagens porque colocam a empresa à frente do tempo padrão das ondas de inovação, e permitem se antecipar às novas demandas da sociedade.

Etapas do Foresight

A metodologia é dividida em três etapas básicas:
Pesquisa: nessa etapa é feita a coleta e o armazenamento de diversos dados considerados importantes para a empresa;
Imaginação: após a coleta dos dados, é hora de criar os planos. Ou seja, é nessa etapa que são geradas especulações sobre o que se espera para o futuro da companhia;
Implementação: esse é o momento de colocar o plano em prática. Ou seja, a melhor alternativa para a criação de uma estratégia de ação é escolhida.

Fizemos assim:

Mapeamos tendências e sinais de futuro no mercado. Todas as informações coletadas nessa fase de pesquisa são discutidas com as lideranças, à partir daí, as possíveis ideias para o negócios são estruturadas.
O trabalho teve duração de 4 meses. Em março, com a chegada da COVID-19, fez-se necessária a revisão de todo o plano para entender o impacto da pandemia em cada oportunidade levantada e atualizá-las.

Até agora, já foram identificadas 35 ideias de iniciativas para o futuro, que entrarão, em fase de análise aprofundada. Tudo será avaliado e viabilizado com a ajuda de uma assessoria externa. Aquelas que passarem pelo crivo, seguirão para aprovação da diretoria e se transformarão em projetos a serem executados na companhia.

Próximos passos :

Com o mapeamento das ideias de iniciativas o INOVA VLI conduzirá agora o desdobramento dos inputs do Foresight para as áreas da companhia através da construção do Roadmap de inovação que dará início nas próximas semanas.