O que é necessário para participar de um desafio de Inovação Aberta da VLI?

Muitas dúvidas comuns surgem quando as empresas se deparam com editais de Inovação Aberta. Algumas delas são: o que é preciso ter para se inscrever? Apenas o CNPJ basta? A solução tem que vir pronta?

Por esse motivo, nós, do Inova VLI, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber antes de se inscrever no nosso edital de Inovação Aberta. Confira!

Como funciona o programa de Inovação Aberta da VLI

A primeira etapa é com a gente. Internamente, fazemos o mapeamento, priorização e definição das rotas dos desafios. Em conjunto com as demais áreas da companhia, o Inova VLI entende quais são as principais dores e oportunidades e, juntamente com os líderes dessas iniciativas, entende qual o caminho mais adequado: através do programa de inovação aberta – apostando na interação com startups e empresas do mercado – ou da inovação fechada – quando a solução é desenvolvida de maneira interna.

Para os desafios que seguirão para a inovação aberta, abrimos uma chamada para as startups e empresas se candidatarem e apresentarem as suas soluções para o time VLI. As inscrições são feitas através do preenchimento do formulário que fica disponível no site do Inova VLI.

As candidatas passam por um primeiro processo de avaliação, em que serão considerados: a aderência da solução ao desafio apresentado, o seu grau de inovação, tecnologia empregada, o potencial de crescimento e equipe envolvida no projeto. Aquelas que ficarem melhores qualificadas são selecionadas para apresentarem seu pitch para a banca de avaliadores da VLI, normalmente composta por: corpo técnico, time de inovação, suprimentos e segurança da informação.

Aquela ou aquelas que trouxerem as melhores soluções, que cumpram as expectativas e requisitos dos desafios propostos, à critério da VLI, podem ser selecionadas e terão a oportunidade de implementação da solução em campo, através de POC, MVP ou contratação permanente, contando com suporte de inteligência das áreas de negócio, inovação e transformação digital e acesso à infraestrutura, se necessário.

O que é necessário para se inscrever nos desafios

Para se inscrever nos desafios de Inovação Aberta da VLI, é preciso que a startup ou empresa candidata tenha CNPJ,  uma solução aderente ao desafio proposto, uma equipe apta, tanto em qualificação quanto em disponibilidade de mão de obra, a executar o projeto, caso contratada e, por fim, é preciso que as startups e empresas candidatas se atentem e cumpram todas as datas e entregas estipuladas na chamada.

Expectativa da VLI em relação às soluções apresentadas

Como já foi dito, mas sempre vale reforçar, a VLI espera soluções inovadores, aderentes ao desafio apresentado, que tenham sido minimamente validadas ou com alto potencial de desenvolvimento em conjunto conosco e que possam ser testadas dentro da companhia.

Quer apresentar a sua solução, mas não tem nenhum desafio aberto na sua área de atuação?

Temos muito interesse em conhecer a sua solução e não queremos deixar ninguém de fora. Pensando nisso, temos um canal aberto para que todos possam cadastrar suas soluções. Basta clicar aqui, preencher o formulário e suas informações chegarão, imediatamente, para o time de inovação aberta da VLI, que dará o direcionamento adequado às áreas relacionadas. Caso a sua solução desperte o interesse do time responsável, entraremos em contato para agendar uma primeira conversa.