Pátio do Futuro

Pátio do Futuro

 


Olá STARTUPS e PARCEIROS do nosso ecossistema de logística! 😊
É com muita satisfação que o Inova VLI lança seu novo desafio de inovação aberta.

Os pátios ferroviários têm as mais diversas funções, como formação de trens, carga e descarga, estacionamento e oficinas de material rodante. As mais comuns são as manobras de trens para retirada de vagões e de locomotivas para manutenção, trocas de locomotivas, abastecimento, montagem de trens com vagões de diferentes origens e destino semelhante, troca de equipagem (maquinista) entre outras atividades.

O desafio PÁTIO DO FUTURO é relevante, pois as melhorias em seus macroprocessos podem destravar eficiências operacionais importantes para a VLI e nossos clientes. O projeto será realizado no pátio ferroviário da VLI em Paulínia, interior de SP (a 30 km de Campinas).

Neste desafio, iremos focar na aplicação de soluções tecnológicas, como IoT, Inteligência Artificial e desenvolvimento de hardware para as seguintes melhorias relacionadas aos processos do pátio ferroviário:

1. Digitalização da coleta e processamento das informações referentes às etapas operacionais do pátio ferroviário (tempos e movimentos).
2. Sinalização das rotas operacionais dentro do pátio (posicionamento dos AMVs – aparelhos de mudança de via).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
O prazo foi de 18 a 30/03/2022.