Futurismo: a importância de criar o futuro.

Futurismo: a importância de criar o futuro.

Todo dia escutamos falar de uma nova empresa, com um novo serviço ou produtos chegando ao mercado. Vivemos em um período de experimentação constante de novas ideias, tecnologias e serviços as quais tendem a gerar cada vez mais valor dentro de um determinado segmento, grupo de pessoas e até mesmo a empresa onde trabalhamos.

Mas nem sempre foi dessa maneira. As tecnologias demoravam um tempo muito grande para gerar saltos de desenvolvimento e trazer um valor significativo para a sociedade e na indústria. Como podemos observar no gráfico abaixo na evolução da internet e dos computadores:



No entanto, conforme o ritmo de mudança começa a acelerar no mundo, quando consideramos o período de estudo de 10 anos, as versões de futuros passam a se tornar cada vez mais diferentes do momento presente, ficando cada vez mais difícil de prever o futuro. Assim os erros dos passados, sozinhos, dificilmente contribuíram para a construção de uma visão futuro de 10 anos.

Enquanto o futuro acontece para alguns, ele é determinado por outros — a diferença entre ser vítima ou estrategista do tempo reside na habilidade de conseguir enxergar no presente as sementes dos possíveis cenários emergentes.  Assim como acontece com o seriado da Netflix chamado Black Mirror.

Criar “futuros” estrategicamente passa a ser algo realmente importante para a sobrevivência de uma organização.

Então como fazemos para olhar para o futuro e entender as novas possíveis demandas do mercado e quais tecnologias?

Hoje no INOVA VLI temos uma metodologia chamada de foresight, lá traçamos todos os cenários e territórios possíveis voltado para o core da Logística, desde disrupção da cadeia e otimização da prestação de serviço no core a oportunidade de uma nova demanda ou um novo cliente para os próximos 10 anos. Procuramos por tendências!

Olhamos para novas tecnologias que estão surgindo e novos modelos de negócios que estão sendo testados no mercado. Como o primeiro caso da empresa Cargo Sapiens que condensam vários fornecedores em uma única plataforma que gera velocidade na cotação do BID e a identificação do melhor preço. O que pode mudar a forma de como os clientes negociam os transportes logísticos.

A VLI quer ser a empresa quem determina o futuro da logística. Junto ao departamento de inovação, INOVA VLI, criamos a primeira versão do Foresight em 2019. E estamos passando por um período de atualização e identificação de novas tendências no mercado. É importante ressaltar que esse trabalho não é um trabalho solitário: “Quanto mais multidisciplinar for o grupo de indivíduos, menores serão as chances de enviesamento do processo.

Então, diz ai, qual a tecnologia ou tendência que você vem observando no mercado?

Related Posts
Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *