Fuelytics: protagonismo da VLI na redução do consumo de diesel e da emissão de CO2.

Fuelytics: protagonismo da VLI na redução do consumo de diesel e da emissão de CO2.

O Fuelytics foi uma das iniciativas participantes e premiadas na 1ª edição do Empreendedores Inova VLI, programa de intraempreendedorismo da área de inovação da companhia, que tem como objetivo dar sequência nas ações de inovação e busca identificar idéias com potencial de ganho a partir das inspirações e inquietações dos nossos colaboradores. A iniciativa busca estudar as variáveis que influenciam o consumo de diesel.

Conforme afirma Larissa Cristina de Camargo, Analista de Processos de Engenharia e primeira PO (Product Owner) do Fuelytics, a iniciativa surgiu ao identificarem uma dor da companhia em ter um custo alto para o consumo do diesel, mas faltar profissionais e ferramentas que realizassem uma análise para entender como reduzir esse gasto.

Nesse cenário, a iniciativa busca identificar as variáveis com maior potencial de redução de combustível por localidade. A partir disso, o Fuelytics fornece informações para priorizar as ações que viabilizem a redução do consumo, gerando redução de custos para a companhia.

Inicialmente, o Fuelytics foi desenvolvido no Corredor Centro-Sudeste e, em 2020, foi implementado em todos os corredores da VLI. Em 2021, foi feito o depósito da patente do Fuelytics junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), além de automatizarem a iniciativa no PowerBi. Neste ano, a atual PO da iniciativa, Gabriela Silveira Brandão, Analista de Processos de Engenharia, conta que desenvolveram um portão de gestão do Fuelytics, buscando automatizar todo o processo: desde a geração das oportunidades, passando pelo acompanhamento das ações, até a mensuração e análise dos resultados.

Desde a sua implementação na companhia, a iniciativa já possibilitou a economia de aproximadamente 2,1 milhão de litros de diesel até 2021, alcançando ganhos de mais de R$ 4,6 milhões. Para 2022, a expectativa é da geração de ganhos que totalizam, aproximadamente, R$ 5 milhões!

Além dos ganhos financeiros, a iniciativa possibilita uma menor emissão de CO2, colaborando diretamente com os nossos compromissos ESG. Somente em 2021, foi possível promover uma redução na emissão de gases na atmosfera equivalente a 3,57 mil toneladas de CO2 com base no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) realizado no ano.

Demais, não é mesmo?Você já conhecia o Fuelytics? O que achou da iniciativa?

Related Posts
Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *