F.A.Q.

O que é o Inova VLI?

É o programa de inovação aberta da VLI que aposta em startups ousadas para criar de soluções inovadoras e com alto potencial de geração de valor para a companhia.

Selecionar 5 startups que possam solucionar os desafios internos identificados nas áreas de Estratégia, Processos, SSMA e Valor Compartilhado, Sistemas de TI e Operação.

Podem participar do Programa startups que estejam constituídas com CNPJ de no máximo 5 anos, em estágio de operação (com protótipo validado por clientes) e que tenham pelo menos uma pessoa dedicada.

1 – Inscrição no site

As startups interessadas em participar do Inova VLI devem se inscrever no período de 04/12/2017 a 21/01/2018. Serão aceitas somente inscrições concluídas com todos os campos preenchidos e dentro do prazo.

2 – Seleção

As startups habilitadas (que atendem aos critérios) passarão por uma triagem interna. Após essa primeira triagem, as startups passarão por uma entrevista online.

3 – Divulgação

Divulgação das startups selecionadas (05/02/2018)

4 – Demoday

Serão convidadas três startups por área para apresentarem seus pitchs aos executivos. O objetivo será selecionar as 5 melhores (uma por área), para os pilotos.

5 – Vencedoras

Divulgação das 5 startups vencedoras que irão rodar um piloto com a VLI (20/02/2018).

Estratégia

Desdobramento da Estratégia da companhia até o nível de iniciativas, plano de ação, indicadores e metas da empresa, de modo a garantir alinhamento e acompanhar a execução das mesmas.

Processos

Soluções que viabilizem a integração e consolidação dos dados e documentação (física e virtual) da companhia e permitam fácil visualização, análise e manipulação dos mesmos.

SSMA e Valor Compartilhado

Gestão do relacionamento com a comunidade e órgãos públicos, visando maior alinhamento, controle e redução de risco de possíveis inconformidades.

Sistemas de TI

Visão integrada de feedbacks, planos de desenvolvimentos individual, controle e agendamento de férias, folha de pagamentos, benefícios, treinamentos, etc.

Operação

Apuração do volume de carga durante movimentação nos modais rodoviário, ferroviário e marítimo de forma integrada e em tempo real.

Piloto remunerado: a startup poderá ter a VLI como cliente
Mentoria com especialistas: profissionais internos e externos que irão contribuir para a evolução do projeto
Executivo padrinho: responsável com acompanhar o projeto internamente

Através do Inova VLI, a companhia fará a contratação de startups, atuando como “cliente-anjo” (free equity).

Sim, caso atendam aos pré-requisitos do Programa e que não estejam envolvidos diretamente:

i) na negociação,
ii) medição e/ou
iii) gestão do contrato.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato!